sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Dia 1 de Teoria da Meditação: Conceito

Dia 1: Definição primitiva do conceito de meditação
(Texto do dia 6 de Março de 2017 no Dojô CiB)

A palavra meditação carrega diferentes significados em diferentes contextos. A meditação é praticada desde épocas sem registro e faz parte da maioria das tradições religiosas. Além disso, ela tem também sido usada de forma pragmática para suavizar problemas de saúde como: ansiedade, depressão, insônia e problemas de pressão sanguínea. Dividindo grosseiramente, a meditação de origem ocidental é devocional e temática, enquanto que a oriental costuma ser técnica. Podemos meditar parados, em movimento ou até mesmo executando tarefas cotidianas, como fazem os monges budistas. Algumas práticas envolvem rosários para que as contas sirvam como ferramentas de manutenção da concentração. Outras práticas envolvem objetos ritualísticos como incensos, velas, gongos, sinos, mantras, orações, mandalas, estátuas, pinturas, escrituras, movimentos repetidos, danças... A lista é infinita, o que nos leva à conclusão que qualquer definição dos termos “meditação” ou “prática meditativa” será sempre imprecisa e incapaz de chegar a um consenso na comunidade científica.

De modo abrangente, costuma-se definir a meditação como uma prática na qual o indivíduo treina sua mente ou induz um modo de consciência. O objetivo dessa prática pode ser obter algum benefício, simplesmente reconhecer o conteúdo da mente sem identificar-se com ele ou meditar pela prática, como um fim em si mesmo. O termo “meditação” se refere a uma variedade muito ampla de atividades que incluem técnicas desenvolvidas para promover o relaxamento, alimentar uma sensação de energia interna ou tentar promover qualidades, sentimentos e emoções como compaixão, amor, paciência, generosidade e perdão. Um meditador especialmente ambicioso pode, por exemplo, almejar um nível de concentração sustentada sem esforço que o permita desfrutar de um estado indestrutível de bem-estar ao longo de todas as suas atividades cotidianas.

A meditação tem, comprovadamente, um efeito calmante e de direcionamento da atenção para dentro. Estados profundos dessa atenção podem ser descritos como “estar bem consciente do interior, sem estar consciente de nada que não seja essa própria consciência”.

Estas apresentações teóricas vão abordar a meditação num sentido abrangente, focado no seu aspecto de disciplina, presente em muitas culturas, no qual o praticante procura ir além da mente reflexiva, a “mente pensante”. Na prática vamos procurar transcender o pensamento lógico e discursivo rumo a um estado mais profundo e relaxado de consciência. Dito isso, é recomendável, em leituras futuras, manter a mente alerta e aberta para diferentes conceitos de meditação em diferentes contextos e tradições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Tenho 38 anos e sou brasileiro-espanhol. Sou faixa preta shodan e discípulo, desde 1999, do Mestre Luiz Rodolfo Ortiz, 8º dan de Karate e 5º dan de Kobudô. Minha faixa de Jiu-Jitsu Brasileiro é roxa. Dou aulas de Segunda a Sábado no Dojô CiB em Copacabana. Sou bacharel pela UFRJ e também formado em Ilustração pela Escola Massana da Universidade Autônoma de Barcelona.